O R I E N T A Ç Ã O    
O R I E N T A Ç Ã O    

"A Orientação é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos em Portugal! A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos.


Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de um pequeno picotador. Picotando o seu cartão de controlo o praticante comprova a passagem por cada ponto.


A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando prados, ribeiros e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre... A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa / terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário, decidir!"

(excerto do site da FPO)



A Orientação é praticada em várias disciplinas das quais se destacam as seguintes:

  Orientação Pedestre  
  Orientação em BTT  
  Orientação em Ski  
  Trail Orienteering  







2º Troféu de Orientação Pedestre "Cidade de Sines"
(Paiol / S.Torpes - 23 e 24 Abril 2005)

A Delegação de Sines vai organizar mais uma prova de Orientação Pedestre a contar para a Taça de Portugal da época desportiva 2004/2005. Esta prova, denominada "II Troféu de Orientação Pedestre Cidade de Sines" e apoiada pela Câmara Municipal de Sines, pela EDP-Produção e pela Federação Portuguesa de Orientação, irá decorrer nas zonas do Paiol e de S. Torpes nos dias 23 e 24 de Abril de 2005.



No Sábado dia 23 o pacato lugar do Paiol proporcionará a realização de percursos de distância longa num mapa novo em ambiente rural de montado, pinhal e eucaliptal.



No Domingo dia 24 a Orientação vai à praia de S. Torpes, onde decorrerão percursos de distância média noutro mapa novo em zona de dunas com muitos detalhes de relevo e completa ausência de caminhos.


Site dedicado a este evento :
 2º Troféu de Orientação Pedestre "Cidade de Sines"





Calendário de Provas

  2003 - 2004  
  2004 - 2005  







Historial da Orientação

  No Mundo e em Portugal  
  A participação de atletas da EDP (Sines)  







Contactos

José João Moura
CPPE - EDP Produção
Central Termoeléctrica de Sines
Apartado 46 - São Torpes
7520 - 089 SINES

Telefone:     269 001 218     Fax: 269 001 440
Email:          joao.moura@cppe.edp.pt